Bem vindo ao Civil Depressão

Um blog feito para amantes da Engenharia Civil

Patologia na construção civil

Entenda o que é, como ocorre e como é possível evitá-la.

RFID - IDentificação por Rádio Frequência (Parte 1)

Compreenda um pouco sobre o que significa essa tecnologia que vem ajudando o mundo desde a segunda guerra mundial.

Uso de Pré-Moldados

Descubra as vantagens do uso da alvenaria estrutural está no alto potencial de racionalização dos materiais e dos métodos construtivos utilizados na construção de edifícios.

Concreto Armado

Aprenda mais sobre esse material muito usado em construções.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Impactos Ambientais causados pela Contrução Civil


Toda nova edificação produz impactos, sejam ambientais sociais ou econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações. Algumas medidas podem ser tomadas de forma a evitar ou minimizar os impactos gerados por construções. Podemos utilizar novos materiais ou simplesmente organizar o canteiro de obras para que os resíduos da construção sejam menores e não tenham um grande impacto, já que os materiais da construção civil não são renováveis. Mas os impactos provocados por estas novas intervenções podem criar alguns inconvenientes para as pessoas que moram ou transitam na região onde foram executadas, porém não sendo necessariamente negativos, uma vez que estes podem gerar benefícios ao entorno. Por isso, deve-se sempre levar em consideração a opinião da sociedade quanto a estas intervenções. Algumas situações impactantes podem ser ocasionadas em longo prazo, como o adensamento populacional e, por isso, devemos sempre prever equipamentos urbanos e comunitários para atender a população já residente e também prevendo uma expansão urbana, considerando o uso e ocupação do solo de acordo com o plano diretor e as legislações ambientais daquela região. Essas novas edificações irão influenciar no valor imobiliário da região onde foram inseridos gerando tráfego e demanda de transporte público.
    Devemos também prever iluminação e ventilação natural para tornar todos os ambientes agradáveis, interferindo minimamente na paisagem urbana e no patrimônio natural e cultural.


Impactos Ambientais em uma obra
Toda a intervenção feita pelo homem pode causar impactos ao meio ambiente assim como nomeio social e econômico, sendo influenciada pelo porte, uso e funcionalidade da obra em questão,podendo variar de uma pequena a grande significância de impacto, como barragens, aterros, grandes terraplanagens, entre outros.Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo alterá-lodrasticamente ou até provocar sua extinção, por meio de inundação de grandes áreas, corte de vegetações,impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc.
Os impactos, além de ambientais, também influenciam o meio social, econômico e visual.
  Como pode valorizar uma área, pode também desvalorizar, mediante poluição visual, sonora, sombreamento de área que necessita de insolação, empecilho para a ventilação, entre outros. Na construção civil há leis e diretrizes que regem e controlam os impactos gerados por meio de estudo.

Novas Soluções
  Algumas medidas podem ser tomadas de forma a evitar ou minimizar os impactos gerados por construções. Há soluções que apesar de serem simples e práticas podem trazer grandes benefícios ao meio.
  A organização da obra evita o desperdício de materiais e consequentemente beneficia o meio ambiente. Também propicia um ambiente mais limpo, agradável e também ajuda no desenvolvimento da construção.
  O Brasil é responsável por 685 000 000 toneladas de entulhos, que gera custos para a coleta, transporte e deposição destes resíduos, pois a construção civil usa de materiais não renováveis. O reaproveitamento de materiais de demolição também pode ser uma alternativa viável, já que evita o desperdício e são reciclados e reutilizados.
  Usar madeiras legalizadas, por exemplo, originada de reflorestamento já tem sua contribuição. Procurar materiais provenientes da mesma região, diminuindo o custo e a poluição gerados mediante transporte, também é uma alternativa interessante.
  Com a consciencialização de que os materiais, provenientes de recursos naturais são esgotáveis, novos estudos para o desenvolvimento de novas tecnologias e materiais que auxiliem na preservação desses recursos são cada vez mais aprimorados.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Concreto Armado


    Concreto é um material de construção resultante da mistura de um aglomerante
(cimento), com agregado miúdo (areia), agregado graúdo (brita) e água em proporções
exatas e bem definidas.
     Atualmente, é comum a utilização de um novo componente - os “aditivos”,
destinados a melhorar ou conferir propriedades especiais ao concreto.
     Devido à baixa resistência à tração, procurou-se adicionar ao concreto outros
materiais mais resistentes à tração, melhorando suas qualidades de resistência.
     Concreto Armado é um material de construção resultante da união do concreto
simples e de barras de aço, envolvidas pelo concreto, com perfeita aderência entre os dois
materiais, de tal maneira que resistam ambos solidariamente aos esforços a que forem
submetidos.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Formulário

sábado, 10 de agosto de 2013

Uso de Pré-Moldados

Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada. 
Elementos pré-moldados são uma opção para aumentar a racionalização no processo construtivo em alvenaria estrutural. Eles associam-se a particularidades desse processo com relação à rapidez de execução, rígido controle de qualidade, coordenação modular e alto nível organizacional da produção.
Neste trabalho pesquisaram-se os pré-moldados utilizados em edificações residenciais independentes, ou seja, casas, compostas de um sistema misto de alvenaria estrutural e peças estruturais pré-moldadas, tais como: lajes e escadas pré-moldadas.
Os pré-moldados foram analisados em seus aspectos estruturais, dimensionais e geométricos, respeitando-se as características que os tornam viáveis no aspecto construtivo, como a facilidade de produção, de manuseio e de transporte. Considerou-se, sempre a coordenação modular e a compatibilização dimensional entre os componentes e subsistemas.


Laje pré-moldada

O processo construtivo em alvenaria estrutural foi introduzido no Brasil na década de 60 e consolidou-se nos anos procedentes com a evolução técnica e o desenvolvimento de normas brasileiras.
Este processo construtivo atendeu, e ainda atende, com sucesso, ao desafio de construírem-se no prazo, com qualidade e com baixo custo, as casas e os edifícios habitacionais. 
O aperfeiçoamento dos métodos de cálculo, ao longo dos anos, tornou possível desenvolver edifícios de diversos padrões e estruturas cada vez mais altas.
A grande vantagem do uso da alvenaria estrutural está no alto potencial de racionalização dos materiais e dos métodos construtivos utilizados na construção de edifícios.