Bem vindo ao Civil Depressão

Um blog feito para amantes da Engenharia Civil

Patologia na construção civil

Entenda o que é, como ocorre e como é possível evitá-la.

RFID - IDentificação por Rádio Frequência (Parte 1)

Compreenda um pouco sobre o que significa essa tecnologia que vem ajudando o mundo desde a segunda guerra mundial.

Uso de Pré-Moldados

Descubra as vantagens do uso da alvenaria estrutural está no alto potencial de racionalização dos materiais e dos métodos construtivos utilizados na construção de edifícios.

Concreto Armado

Aprenda mais sobre esse material muito usado em construções.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A Reutilização de Materiais na Construção Civil



 
   Entulho da Construção Civil uma montanha diária de resíduos formados por argamassa, areia, cerâmica, concretos, madeiras, metais, papéis, pedras, plásticos, tijolos, tintas, tornou-se um sério problema nas cidades brasileiras. E deveria estar na pauta das administrações municipais, já que a partir de julho de 2004, de acordo com a resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (COAMA) as prefeituras estarão proibidas de receberem os resíduos de construção e demolição no aterro sanitário. Cada município deverá ter um plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil.
   Reutilização de Materiais
   Os principais resultados produzidos pela reciclagem de resíduos são benefícios ambientais. A equação da qualidade de vida e da utilização não predatória dos recursos naturais é mais importante que a equação econômica. Os benefícios não são conseguidos só por diminuir a deposição de materiais em locais como também por minimizar a necessidade extração de matéria- prima em jazidas o que nem sempre é devidamente fiscalizado. Reutilizar consiste no aproveitamento de produtos sem que estes sofram qualquer tipo de processamento complexo. Muitas vezes é preciso ser criativo, inovador, usar o produto de várias maneiras.
   O reuso dos materiais na construção civil é normalmente muito simples, trata-se de da execução de um desmonte. Para isso séria necessário um programa para organizar a demolição seletiva ou desconstrução para que os materiais não sejam danificados e não serem misturados a ponto de não serem separados.
   Os elementos estruturais caixilhos, portas, pisos painéis, etc. podem ser reutilizados simplesmente tirando-os e recolocando – os, se o material estiver em bom estado basta  removê- lo com cuidado para não danificá-lo e reinstalá-lo em seu novo lugar de uso. Os caixilhos de madeira ou pvc são bons exemplos disso, pois é possível retirá-los por inteiro junto com o vidro.
   Resultados do reaproveitamento
   Experiências indicam que é vantajoso também economicamente substituir a deposição irregular do entulho pela sua reciclagem. O custo para a administração municipal é de US$ 10 por metro cúbico cladestinamente depositado, aproximadamente, incluindo correção da deposição e o controle de doenças. Estima-se que o custo de reciclagem por exemplo, signifique cerca de 25% desses custos.
   A produção de agregados com base no entulho pode gerar economias com mais de 80% em relação ao preço dos agregados convencionais. A partir deste material é possível fabricar componentes com uma economia de até 70% em relação a similares com matéria-prima não reciclada. Na grande maioria dos casos, a reciclagem de entulho possibilita o barateamento das atividades de construção.
   O emprego de material reciclado em programas de habitação popular traz bons resultados. Os custos de produção da infraestrutura das unidades podem ser reduzidos. Como o princípio econômico que viabiliza a produção de componentes originários do entulho é o emprego da maquinaria e não o emprego de mão – de – obra intensiva, nem sempre se pode afirmar que a sua reciclagem seja geradora de empregos.
   Metodologia
   Definitivamente a minimização de resíduos é uma das principais maneiras de se reduzir o impacto ambiental. Evolve processos durante todo o ciclo de vida de uma construção, desde a racionalização do processo construtivo componentes recusados e/ ou renováveis até o fim do seu ciclo de vida.
No Reino Unido foi desenvolvido, em uma parceria do governo e universidades, projeto que estabelece uma hierarquia para tratamento do entulho Waste Strategy 2000 for England and Wales. O desenvolvimento desse projeto baseou–se nos benefícios ambientais conseguidos com cada um dos critérios a seguir:
·                    Reduzir a quatidade de entulho produzido
·                    Reusar, Reciclar e Downcycing
·                    Incinerar e Aterrar
   Essa sequencia foi elaborada para que haja reconhecimento de prioridades na hora de decidir o que deve ser feito com o entulho. O reuso foi colocado como a primeira opção porque apresenta benefícios como menor gasto de energia, menores taxas de emissão de poluentes (gases) e menor uso de água que a reciclagem.