Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura. Por este motivo, este conjunto de peças é também conhecido pelo nome de estrutura pré-fabricada.
Elementos pré-moldados são uma opção para aumentar a racionalização no processo construtivo em alvenaria estrutural. Eles associam-se a particularidades desse processo com relação à rapidez de execução, rígido controle de qualidade, coordenação modular e alto nível organizacional da produção.
Neste trabalho pesquisaram-se os pré-moldados utilizados em edificações residenciais independentes, ou seja, casas, compostas de um sistema misto de alvenaria estrutural e peças estruturais pré-moldadas, tais como: lajes e escadas pré-moldadas.
Os pré-moldados foram analisados em seus aspectos estruturais, dimensionais e geométricos, respeitando-se as características que os tornam viáveis no aspecto construtivo, como a facilidade de produção, de manuseio e de transporte. Considerou-se, sempre a coordenação modular e a compatibilização dimensional entre os componentes e subsistemas.
![]() | |
Laje pré-moldada |
O processo construtivo em alvenaria estrutural foi introduzido no Brasil na década de 60 e consolidou-se nos anos procedentes com a evolução técnica e o desenvolvimento de normas brasileiras.
Este processo construtivo atendeu, e ainda atende, com sucesso, ao desafio de construírem-se no prazo, com qualidade e com baixo custo, as casas e os edifícios habitacionais.
O aperfeiçoamento dos métodos de cálculo, ao longo dos anos, tornou possível desenvolver edifícios de diversos padrões e estruturas cada vez mais altas.
A grande vantagem do uso da alvenaria estrutural está no alto potencial de racionalização dos materiais e dos métodos construtivos utilizados na construção de edifícios.
Muito bom! Sobre isso, viram aquela reportagem de um prédio de 30 andares, na China, que foi construído em apenas 15 dias? Pelo vídeo postado percebe-se que, provavelmente, foi utilizado Pré-moldados naquela construção. Ou seja, as estruturas foram fabricadas antes. A duração de 15 dias foi somente para montá-las. Mesmo assim é incrível! Tudo graças aos Pré-moldados. Pré-moldados é show!! Hahah
ResponderExcluirLegal essa solução das lajes pré-moldadas, é a tecnologia contribuindo cada vez mais para a racionalização, a rapidez, a praticidade e além disso para o alto grau de qualidade e segurança nas atribuições da construção civil.
ResponderExcluirLá em Rondônia vão fazer uma ponte de concreto armado. Durante o lançamento do projeto da ponte de concreto que será construída no Rio Machadinho, com vão de noventa metros, o engenheiro Lúcio Mosquini, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), explicou que Rondônia vai receber a primeira ponte em concreto pré-moldado protendido, que permite aumentar o vão da ponte sem pilar, com redução ainda de custos pela baixa utilização de madeira para montagem de caixaria e escoramento, na ordem de 3x1.
ResponderExcluirDe acordo com Mosquini, a ideia partiu do governador Confúcio Moura que trouxe um professor da Universidade Federal de Goiás para ministrar um curso sobre as novas técnicas a 41 engenheiros do quadro do governo. Segundo ele, haverá economia de custo na ordem de 30%, uma vez que a ponte está estimada em R$2,5 milhões e que, se fosse construída de forma tradicional, os recursos ultrapassariam os R$4 milhões; além da economia de tempo, que ultrapassaria os seis meses estimados para a entrega.